Mestre Tokuda

O monge Tokuda nasceu em Hokkaido, norte do Japão, em 1938. Diplomou-se em filosofia Budista pela Universidade de Komazawa, em Tóquio, em 1963. Em 1968 veio da Escola Soto Zen para o Brasil como missionário para a América Latina, com indicação do Mestre Shingu Roshi (primeiro superior para a América Latina).

Em 1981, o monge Tokuda fundou o Instituto de Medicina Búdica Nonindô em Belo Horizonte, Minas Gerais. Em 1984 fundou o Mosteiro Zen Pico de Raios e o Centro de Cultura Oriente-Ocidente na cidade de Ouro Preto, também em Minas Gerais. Em 1993 fundou o Centro Zen do Planalto, em Brasília. Em 1994 o Mosteiro Serra do Trovão em Lavras Novas em Minas Gerais. Paralelamente, desde 1985 mantém grupos de prática Zen na Europa, principalmente na França, além de ministrar cursos e palestras sobre assuntos variados, como Budismo, Zen e Medicina Búdica por todo o mundo. Em 1995 fundou a Association Mahamuni de Paris.

Em 2000 fundou o Mosteiro Eitai-ji, situado nos Alpes da Haute Provence, perto de Nice, no sul da França. Em 2001 fundou o Mosteiro Serra dos Pirineus (Eisho-ji) e o Instituto Shihindo e outros projetos educacionais e ambientais em Pirenópolis, Goiás, com nascentes de água pura, que abrigará um guia ecológico para o próximo milênio, uma escola de medicina Búdica e um Mosteiro projetado para se integrar com o ambiente do serrado e um Spa Zen.

É o fundador do Seirenji - Templo do Lótus Azul (Centro Zen do Recife).