Citações de Metres Zen

"O esclarecimento é como a lua refletida na água. A lua não se molha nem a água se rompe. Embora a lua seja vasta e intensa, pode refletir-se até mesmo numa poça de tamanho ínfimo. A lua e o céu estão refletidos nas gotas de orvalho sobre a relva ou até mesmo numa gota d'água. O esclarecimento não vos divide, assim como a lua não rompe a água. Não podeis impedir o esclarecimento, assim como uma gota de água não impede a lua no céu." 

    Eihei Dōgen


"Momento a momento, um pensamento aparece e desaparece sem permanência. Momento a momento, um corpo aparece e desaparece sem permanência. No entanto, o poder da prática sempre amadurece."

(Dogen Zenji)

--

"A cor das montanhas é o corpo de Buddha; o som da água corrente é o seu grande discurso."

(Dogen Zenji)


“Ele abusou de mim, ele bateu-me, ele dominou-me, ele roubou-me”. Aqueles que não abrigam tais pensamentos acalmam o seu ódio. Neste mundo o ódio nunca é apaziguado pelo ódio. O ódio é apaziguado unicamente através de não-ódio. Esta é uma lei eterna."

 Buda (trecho do Dhammapada)

"A mente antecede todos os estados mentais. A mente é o seu criador, pois são todos forjados pela mente. Se uma pessoa fala ou age com uma mente pura, a felicidade segue-a como uma sombra que jamais a abandona."

 Buda (trecho do Dhammapada)